Sonhos Criativos

Bijuteria e Artes decorativas

domingo, agosto 13, 2006

Fimo - Técnicas

Com a massa fimo podem-se criar efeitos espetaculares na bijuteria, é uma massa tipo plasticina (cerâmica plástica) moldável que seca no forno caseiro a 130º durante 30 minutos. Se quiserem saber mais podem-me contactar.

Vou actualizado este espaço dedicado ao fimo à medida que fizer novas experiências, se são fãs desta massa, podem dar os vossos comentários, opiniões e sugerir novas técnicas que saibam fazer, pois partilhar os nossos conhecimentos ajuda o artesanato a ser cada mais divulgado e a ter cada vez mais qualidade e um papel mais importante no nosso mercado.

Com as sobras das massas e a técnica Mokume Gane consegue-se este efeito.


... mais uma versão da técnica Mokume Gane mas com uma cor


Imitação de pedra turquesa


esta é uma técnica de padrão fácil de fazer mas que fica espetacular


este é o millefiori malmequer que ensino nos meus workshops e que tem feito um sucesso

Técnica de padrão em tons de azul também muito simples de fazer


... e a variação em tons de castanho.


25 Comments:

  • At 24/9/06 22:26, Anonymous Anónimo said…

    Oi Sonia. Chamo-me Cláudia e comecei nas artes do biscuit e do fimo à pouco tempo.
    Gostaria que me explicasses como se faz a técnica padrão ou que me informasses sobre datas e locais de workshops, porque eu realmente estou interessasa em aprender. As tuas peças são lindas!! Beijocas. claudia

    www.cantinhodosencantos.blogs.sapo.pt
    cantinhodeencantos@sapo.pt

     
  • At 29/9/06 16:29, Anonymous Anónimo said…

    Estas peças estão muitogiras! Parabéns!!

     
  • At 10/10/06 00:06, Anonymous Anónimo said…

    oi....nossa.... os bonecos de fimo sao lindos, e as bijux entaum... nem se fala... eu trabalho com bijuteria, mas compro as peças prontas, gostaria de saber a receita da massa fimo, para que eu mesma possa criar minhas peças...
    meu e-mail é
    _ ilemocaig@hotmail.com _
    boa noite.....

     
  • At 3/11/06 11:30, Anonymous Anónimo said…

    Bom dia.
    Uma vez que se mostra disponivel para dar "explicações" (o que é raro ) gostaria que me explicasse como se faz a técnica de padrao. Já agora também gostaria de saber se fosse possivel datas de worshops na zona de Lisboa /setubal.
    Muito obrigada

    vicencia@netcabo.pt

     
  • At 9/11/06 19:41, Anonymous Anónimo said…

    mts parabens tem aki trabalhos mt bonitos...
    eu tb faço alguns trabalhos de decoupage, s tiver interessada podemos trocar ideias...
    o meu mail é anamendes_88@hotmail.com

     
  • At 21/11/06 08:55, Anonymous Anónimo said…

    Olá, as suas peças são fantásticas.
    Gostaria que me explicasse a técnica padrão, se possível. Sou professora do 1º ciclo e gosto de fazer todo o tipo de trabalhos com os meus alunos e como se aproxima o Natal...gostava de realizar este tipo de trabalho com as minhas alunas, elas iriam adorar, tal como eu. Beijinho e obrigada.
    O meu mail é: sandraleontino@sapo.pt

     
  • At 23/1/07 19:07, Anonymous Anónimo said…

    gostava de saber se por akaso dá para levar ao forno fimo com missangas ou n é akonselhavel??
    s puderes responde po meu e-mail
    xana_quintino@hotmail.com

     
  • At 13/3/07 14:42, Anonymous Anónimo said…

    Estou encantada!! Nunca pensei que fosse possível fazer coisas tão lindas com FIMO! podes dar-me umas dicas? O meu bolg é o seguinte:

    http://arte-das-fadinhas.blogspot.com/

    Obrigada!

    Bjs

     
  • At 9/5/07 23:38, Anonymous Anónimo said…

    olá,

    tambem gosto muito de fimo, mas tn um problema é as marcas que ficam do dedos e assim. já tentei usar uma lixa das vulgares , mas nao fica lá muito bom. se me poderes dar alguma dica em relaçao a isso agradeço. o meu mail é bau.dos.sonhos@sapo.pt

    obrigado,
    Bjs,

    Diana

     
  • At 12/11/07 15:45, Blogger FimArte said…

    sao lindos os trabalhos parabens.;)

     
  • At 18/1/08 22:32, Blogger elisabete said…

    parabens.tambem faço trabalhos em fimo,especialmente bijuteria,podiamos trocar ideias e falar um pouco sobre o assunto.responda por favor para o meu mail:elisabete.s.santos@hotmail.com

     
  • At 19/1/08 15:43, Anonymous Anónimo said…

    Olá, gostei muito dos trabalhos, são bastante criativos. É pena que as respostas ás questões colocadas não apareçam.. Tenho a mesma dúvida da Diana, não sei o que utilizar para retirar as pequenas imperfeições, dedadas e outras, que ficam marcadas no fimo. Se me puderes ajudar, agradeço.O meu mail é anamacalida@hotmail.com

    Obrigado,
    boas criações
    Ana

     
  • At 26/1/08 22:37, Blogger cordosolsemijoias said…

    Olá Ana, tomara que tenha tempo de responder a mim também, sou de Piracicaba e fica difícil por aquí saber onde fazer curso de cerámica plástica, mais no site da TV Gazeta tem uma explicação de como fazer a técnica Mokume Gane,pelo que entendí se faz com a transparente e as de cores um tipo de coxinhas com as cores logo cada cor se embrulha com a transparente logo se unem todos e se volta a passar o rolo como se faz um rocambole ai tudo misturado se separa, se da a forma logo vai ao forno em forma com papel manteiga e despois de 10 minutos no forno a 130º se deixa aberto com um cabo de coler de madeira para assar desse jeito 30 minutos mais,e logo já frio passar o verniz de cerámica?? somente não entendí como fazer o buraquinho para passar uma corrente ou cordão??, logo a sua tecnica millefiori é pintando com acrílico??antes ou depois de assar e logo passa o verniz??
    Outra pergunta como fazer para metalizar?? Já vi unas lindas de uma artista e professora de SP Beatriz Cominatto son muito lindas as peças dela tipo joias, favor me explique como fazer esses desenhos com dourado e prateado que faz ela no site que ela tem com o nome dela escrito tudo junto logo com.br,tomara que possa me responder, desde já fico grata meu email é: patse@terra.com.br
    Parabéns suas peças são lindas também. Patricia

     
  • At 16/2/08 21:25, Blogger maria said…

    olá ana
    sou educadora de um atl, e os meus meninos adoram fazer peças em fimo, tanto para fazer peças para oferta ( dia do pai ... mãe ...natal )e para vender com fim de angariar fundos para uma futura viagem em grupo. a minha imaginação , no que respeita a técnicas esgotou-se, gostava muito de levar algumas técnicas novas para a sala. ficaria muito agradecida se me enviasse como fazer a técnica padrão.
    muito obrigada
    beijinhos
    maria galego
    mdelfas@yahoo.com

     
  • At 19/2/08 17:52, Blogger KyRaH said…

    Qualquer dia arranjas uma agenda so para responderes aos comentarios que aqui te escrevem...

    ola o meu nome e catarina e tambem adorei as tuas peças...comecei tambem ha pouco tempo no fimo mas tenho um problema grandeeeeee...sou dos açores e aqui nao ha muita informacao sobre tecnicas a utilizar...vou fazendo algumas coisas como se tivesse 4 anos mas gostava de melhorar...so nao ponho a hipotese de ir a lisboa ou a outro sitio qualquer fazer um workshop porque nao se justificam os preços das viagens...por isso quando te vi aki tao disponivel a ensinar achei que talvez tivesses um tempinho para mim...fico a espera da tua resposta...um beijo

     
  • At 12/8/08 17:11, Anonymous Anónimo said…

    ola sonia ,gosto muito de bijuteria em fimo,mas verdade e que nao sei fazer,gostava de aprender.Sou do barreiro e nao sei onde poderei aprender essa tecnica que faz trabalhos lindos.Sera que ha livros que nos ensinem?Onde os poderei adquirir,agradeço que me informes ok,bjs

     
  • At 20/8/08 00:14, Anonymous Anónimo said…

    ola sonia, andei passeando plo teu blog e fikei inda + tentada a iniciar-me com o FIMO.
    Mas... tenho imensas duvidas, k tu talvez, e com mt boa vontade, (pois deves tar sempre a dizer a mesma coisa a tantas outras pessoas como eu xeias de duvidas)me poderás esclarecer:
    1º como faço akelas florzinhas lindas no fimo???
    2º k materiais tenho k comprar para trabalhar o fimo???
    3ºsabes se para o alentejo há algum sitio onde façam workshops?
    muito obrigada
    o meu mail é: binafortes@hotmail.com
    agradecia uma respostinha
    bjs

     
  • At 21/8/08 00:53, Anonymous Anónimo said…

    ola ana tb sou uma fan de fimo ,mas tenho algumas duvidas.sera possivel que me possas ensinar como colocas as flores e as manchinas que tens no teu blog da cor castanha ....com manchas e das flores nas bolinhas cor de rosa.....tb me falaram numa cana de fimo tranparente que se ussa para dar um efeito de estalado ou antigo as peças,mas nao sei como e ,sera que me podes dar essa informaçao?ficaria-te muito grata pela a ajuda.bjs

     
  • At 13/9/08 13:19, Anonymous Anónimo said…

    Olá!
    O meu nome é Sónia e estou deliciada com as técnicas que utilizaste para a elaboração de pedrinhas. Gostaria de saber se tens conhecimento de workshoops em Ponta Delgada, pois estou a dar aulas na ilha de S. Miguel.
    Seria possível explicares-me algumas dessas técnicas?
    O meu email é: soniaimfernandes@gmail.com

    Desde já o meu muito obrigada.

     
  • At 22/11/08 13:24, Anonymous Anónimo said…

    Oi!!! Antes de mais, quero felicitar-te pelas tuas peças que gostei muito e achei muito sinceramente que o teu Blog está muito claro.
    Isto é, já procurei vários blogs para que explicassem as diferentes técnicas com Fimo mas o que encontri foi apenas exposições de trabalhos que, embora também me interessem, penso não corresponder ao que procuro até encontrar o teu!

    É muito bom sabermos que há pessoas que além de mostrarem e ainda bem os seus trabalhos, estão dispostas a ajudar os outros e a ensiná-las!

    Provavelmente deves ter imensos pedidos como os meus mas sempre posso tentar***

    Gostaria que me explicasses algumas dúvidas que tenho, se não for pedir muito.

    Vou mandar um mail para o endereço que aqui tens (sonhoscriativos@gmail.com) para não ter de expor o meu e-mail pessoal.

    Se o quiseres, darto-ei sem problemas*** =D

    Espero q me rspondas assim q possas!!!
    Beijinhos e muitos parabéns!!! =)

    P.S: Vou assinar cm Ana Monteiro para saberes q sou eu*** ;)

     
  • At 22/4/09 08:28, Blogger Vera said…

    ola querida
    Ja crisaste esse blog que falaste acima?
    é que estou sempre interessada em melhorar, e aquelas pedras "turquesa!" estão magnificas, como fizeste?
    vera

     
  • At 6/9/10 16:21, Blogger FLOR said…

    Olá Ana Cristina

    Tal como tu, tb sou uma apaixonada pelos trabalhos em fimo. Lamento apenas o facto de não poder disponibilizar de mais tempo para me dedicar a sério a esta arte.
    Aprendi por mim e pela minha curiosidade. Investigo mto pela net e consigo já fazer muitas canas em variadíssimas técnicas. No entanto tenho mto ainda para descobrir e é trocando ideias que muitas vezes se descobrem coisas simples mas que fazem toda a diferença.
    Moro nos Foros de Amora, margem sul e dou aulas na Costa da Caparica.
    Vou deixar-te o meu endereço electrónico para o que queiras compartilhar e/ou duvidas que queiras tirar. Posso inclusivé mandar-te algumas fotos dos meus trabalhos.

    Até lá, um grande beijinho e mta criatividade.

    Cândida Afonso

     
  • At 27/10/11 01:09, Anonymous Anónimo said…

    olá!
    meu nome é andreia e adoro artesanato queria saber como confeccionar a massa fimo pois não consigo achar nada se puder me ajudar bjs

    andreiabozelli2008@hotmail.com

     
  • At 11/6/12 21:39, Anonymous Rafael said…

    Olá, estou correndo atrás de uma receita para massa fimo já faz alguns dias, será que alguém poderia muito me ajudar? Trabalho com toy art e estou interessado em trabalhar com a massa fimo para fazer umas esculturas e bonecos maiores, agradeço muito a ajuda desde já, se puderem me ajudar mande a receita para meu e-mail - rafael_acidentes@hotmail.com

    MUITO OBRIGADO.

     
  • At 12/6/12 10:51, Anonymous Anónimo said…

    Olá chamno-me Ana e comecei agora a trabalhar com este material mas gostava de saber algumas tecnicas pois nas revistas não consigo arranjar nada que me explique... Se pudesse ajudar-me agradecia.
    Beijos
    contacte-me para anapanim@hotmail.com

     

Enviar um comentário

<< Home